Isenção. Rigor. Inteligência. Aonde?! Aonde?!

what is this?

Tell me when this blog is updated. . .

09 março 2006

EDITORIAL

BOM DIA, MÁ SORTE

Sim, o prof. Cavaco Silva tomou posse e Portugal finalmente mostrou que os helicópteros do Exército não servem só para ajudar nos fogos, servem também para patrulhar a Avenida da Liberdade.
Sim, o Benfica deu uma lição táctica aos camones e era hoje motivo de conversa em toda a Inglaterra, de Londres a Liverpool, de Manchester a Albufeira.
Sim, o Dia Internacional da Mulher e tal... Mas porquê perder o nosso tempo com assuntos medianos, se hoje se iniciaram as crónicas de Luísa Castel-Branco no Destak?

Para quem perdia tempo com Sudokus e notícias, agora sim há um espaço de verdadeira crónica como há muito não se via, mais precisamente desde sexta-feira, dia em que Pimpinha jardim (outro ícone do pensamento contemporâneo) aparece n’O Independente.
Intitula-se a crónica “Bom dia, e boa sorte" e disserta então LCB sobre o que o leitor faz no comboio “Aposto que aproveitou bem o tempo perdido nos transportes, talvez a fazer contas de cabeça ao aumento da taxa de juro do crédito à habitação e (…) os aumentos nos transportes, pão livros da escola dos miúdos, etc., etc.”
Aqui ela tocou na ferida. A primeira coisa em que qualquer pessoa pensa quando apanha um comboio às 7.30 da manhã é na taxa de juro do crédito à habitação. Aliás, e assumo-o sem qualquer preconceito, neste momento já não é o Tarot da Sr.ª D. Maria Helena Martins que me diz se o dia me vai correr bem, é a flutuação da taxa de juro do crédito habitação. Se os senhores da REFER soubessem aproveitar estas opiniões pertinentes, já os comboios tinham LCD’s a passar o Bloomberg.
E que dizer do aumento nos livros da escola dos miúdos, tão sistemático nesta altura do ano? É impressão minha, ou quem compra livros em Março anda numa escola com semestre par, normalmente designada por “Universidade”?
Já estou a imaginar o drama das crianças:
“- Pai, a versão em fotocópias do livro de “Teoria da Decisão na Política Internacional do Burkina Faso” aumentou 2 euros!”
“- Ah, essa Papelaria Fernandes, sempre a enganar os miúdos! Se ao menos o Estado mantivesse os programas usavas o do teu irmão!”
Continua a pertinente Luísa Castel-Branco:
“Se o caro leitor for do sexo masculino, até pode ser que esteja feliz, se por acaso o Benfica ganhou (…) Mas, para as leitoras, azar!”
Sempre soube que “Quem não é do Benfica não é bom chefe de família”, hoje descobri que “Quem não é do Benfica é gaja, e vice-versa”. Estamos sempre a aprender.
Confesso que fiquei destroçado, pois tenho grandes amigos cujas companheiras vibram com o Glorioso, e não é fácil pensar que eles são nossos amigos e confidentes, e descobrir que eles nem tiveram coragem de nos contar que eram gays.
Oh Luísa Castel-Branco, o que seria a verdadeira amizade sem si?
Eis senão quando surge o rol de palavras mais eloquente e simbólico do coração das mulheres:
“Nós mulheres (…) nem temos grande coisa que nos faça vibrar do pé para a mão (…) Pode sempre pensar no amor. Quer dizer, no das telenovelas porque, com a falta de dinheiro com que anda Portugal (…) não amor, sexo ou paixão que resista!”
Foi nesse exacto momento que percebi que não sou nada. Luísa Castel-Branco provou-me que eu e a maioria dos homens portugueses dependemos das taxa de juro, vivemos rodeado de homossexuais amigos da onça, e somos casados com prostitutas.
Oh Luísa Castel-Branco, o que seria o verdadeiro amor sem si?
Diz LCB no início desta crónica "(...) chegámos ao ponto de ser uma sorte ter trabalho, imagine-se só!" Depois de ler esta crónica, não é difícil imaginar.


A Direcção

INTERNACIONAL - EUA vão demolir prisão de Abu-Grahib

"Num acto de condescendência, vamos demolir a prisão de Abu Grahib." disse George Bush. "Só ainda falta decidir se tiramos de lá os presos primeiro."


CGA

DESPORTO - Óscares 2005 do Desporto

Por altura da cerimónia dos òscares do cinema em Hollywood, em Portugal são entregues os Óscares do Futebol 2005, para distinguir as melhores película futebolísticas do ano que passou. Fica aqui a lista dos principais vencedores do evento, que teve lugar nas já míticas ruínas do Alvaláxia:

Melhor filme:Aeroporto”, de José Veiga & Primos

Melhor argumento: Ricardo, com “O golo de Luisão foi com a mão! Foi com a mão! Quer dizer… ele tocou-me! Ele tocou-me!”

Melhor guarda-roupa: José Peseiro, em “Dei-te quase tudo, Sporting

Melhor actor secundário: José Mourinho, em “The Special One

Melhor actor principal: O ego de José Mourinho, em “The Special One

Melhor actriz secundária: Carolina Salgado, em “O Padrinho do Apito Dourado"

Melhor actriz principal: Carolina Salgado, em “As pupilas do Senhor Reinaldo

Melhores efeitos especiais: Francisco Madureira, com “Comprei um Porsche com o dinheiro de dirigente de claque

Melhor realizador: Giovanni Trappatoni, com “O segredo do Benfica Campeão

Melhor banda sonora: SuperDragões, com o álbum “Vós sois uns filhos da p***!”

Melhor canção: SuperDragões, com a balada “Ai, ai, ai, aaaiii… filhos da p***!”


CGA

Etiquetas:

NACIONAL - Alta Segurança na tomada de posse de Cavaco não visava apenas Bush

Segundo informações da polícia, dos cerca de 900 agentes recrutados apenas 200 tinham como objectivo proteger os convidados de atentados, sendo que os restantes 700 estavam a tentar impedir a entrada de Santana Lopes no cocktail.


CGA

Etiquetas:

NACIONAL - Associação "Dói-me a cabeça, amor" contra o Dia da Mulher

A associação de maridos revoltados “Dói-me a cabeça, amor” marcou uma acção de protesto contra o Dia Internacional da Mulher. “É uma vergonha! Quando nos encostamos a elas para o guerreiro dar uso à espada dizem sempre “Hoje não, dói-me a cabeça, chega-te para lá, se faz favor.”, de maneiras que hoje, Dia Internacional da Mulher, convidamos todos os nossos associados a recusarem-se à oferta de flores, usando argumentos femininos como “Mas tu sabes o preço a que estão as flores?” ou “As flores são como o sexo: dão-me uma enxaqueca que me apanha aqui o lado esquerdo…”
A manifestação de luta teve lugar no Club Passerelle, e teve como ponto alto dois table-dance eróticos e uma dança de 4 bailarinas com o presidente da Associação em cuecas e meias de cano alto.


CGA

NACIONAL - Centros de Saúde mais caros que a PT

Após o anúncio do aumento de 65% nas taxas moderadoras dos Centros de Saúde, muitas utentes de meia-idade não reformadas - logo, não isentas - já manifestaram o seu desagrado para com a medida.
“É uma roubalheira! Uma pessoa vem trocar experiências sobre cancros, doenças incuráveis, esclerose e hemorróidas, e cobram-nos 3,30 euros?! Isto qualquer dia está mais caro que ligar pela PT.”


CGA

NACIONAL - Gripe das Aves faz primeiros mortos em Portugal

A morte dos 500 frangos encontrados numa ravina em Sever do Vouga resultou de um suicídio colectivo, segundo nos contou o proprietário das aves. “Já tinha tido uma conversa com o galo a explicar-lhe que estava tudo controlado e não havia necessidade para alarme. Víamos sempre o Telejornal da RTP e toda a gente andava calma, mas naquele dia deixei o comando na capoeira e eles mudaram para a TVI. Quando me apercebi já era tarde demais…”


CGA

POLITICA - Lei das Quotas pode ser alargada

Após a notícia da introdução de quotas para as mulheres na Assembleia, as associações de protecção às minorias já se mostraram descontentes, pelo que poderá vir a público uma proposta mais alargada em breve:
“O objectivo é que, a médio prazo, seja obrigatório termos na Assembleia 33,3% de mulheres, 33,3% de negros, 33,3% de homossexuais e 33,3% de adeptos do Futebol Clube do Porto.”.
O truque é, segundo alguns deputados, “encontrar pessoas que preencham todos os requisitos simultaneamente”, o que tem sido difícil.
“Já conseguimos encontrar mulheres negras homossexuais com qualidade intelectual assinalável, mas obviamente nenhuma delas é adepta do Porto.”



CGA

Etiquetas:

POLITICA - PPM contra Lei das Quotas

Segundo um membro do PPM, "se 33,3% dos deputados do partido tiverem de ser mulheres, então Nuno da Câmara Pereira terá de ser transsexual durante pelo menos 8 horas por dia."


CGA

Etiquetas:

NACIONAL - Aves vão ter de possuir identificação

O Benfica foi a primeira entidade a tomar a iniciativa, inscrevendo a sua célebre águia:


" É melhor inscrever o bicho antes que o FC Porto o denuncie ao CD da Liga." disse Luís Filipe Vieira.

CGA