Isenção. Rigor. Inteligência. Aonde?! Aonde?!

what is this?

Tell me when this blog is updated. . .

28 abril 2006

MINI-EDITORIAL

Só para afirmar com orgulho que atingimos os 100 posts, e faltam cerca de duas/três semanas para atingirmos os 100 dias.
A divina trindade deste blog finalmente estará completa...
100 posts.
100 dias.
100 nível.


CGA

PUBLICIDADE

Qual é a nova côr da Assembleia da República?



DESPORTO - Scolari pode falhar Mundial

O seleccionador Luiz Felipe Scolari pode falhar o Mundial 2006, depois de ter sido assolado por uma pneumonia.
Segundo o seu agente, Scolari "andou nos últimos tempos a deixar as portas de vários clubes brasileiros e das selecções inglesa e portuguesa abertas, e apanhou uma forte corrente de ar."
Sem dúvida uma lesão ingrata para o nosso seleccionador, numa altura fundamental para as suas aspirações:
"Logo agora que Scolari ia ficar na história como o primeiro seleccionador-luso-anglo-treinador-do-Grémio-em-part-time. A vida é mesmo assim: quanto mais altruístas somos, mais egoísta ela é."


CGA

Etiquetas:

PUBLICIDADE

Qual é a nova côr da Assembleia da República?



É côr de burros quando fogem

CGA

26 abril 2006

Especial 25 de Abril - CRONICA

O 25 de Abril faz 32 anos! Como o tempo passa!
Ainda ontem Salazar censurava a liberdade de expressão, e hoje Freitas do Amaral quase nos deixa fazer cartoons. Ah, vida boa!

Só não percebi qual foi a ideia de não passarem o “Capitães de Abril”.
Para mim, o "Capitães de Abril" está para a Revolução como a "Música no Coração" está para o Natal. É uma homenagem àquela que é, a par do bacalhau, do fado e do futebol, a grande imagem de marca nacional: a chaimite.
"Capitães de Abril" é uma película que congrega bons actores portugueses como Maria de Medeiros, e razoáveis actores estrangeiros como Joaquim d'Almeida. Um filme de super acção e efeitos especiais com muito humor, como aquele em que o tanque vem para Lisboa a 30 à hora e avaria a caminho da Revolução. Ah ah ah!
Como se isso pudesse acontecer no país dos submarinos...

O estranho destes aniversários é que se percebe que o 25 de Abril é a entidade mais importante em Portugal, mais até que Amália, Jesus Cristo, ou mesmo o Benfica.
Por exemplo, toda a gente sabe que o 25 de Abril faz 32 anos, mas não me lembro de ninguém ter dado os parabéns à Igreja Católica porque Jesus Cristo fez 2005 anos no Natal.
Na altura até fiquei deveras indignado, mas depois vieram as presidenciais e percebi que os portugueses não tinham um problema com Jesus Cristo em particular, mas com os indivíduos centenários em geral.

Além disso, todos sabemos que 25 de Abril é “25 de Abril sempre!”, ao passo que “Natal é quando o homem quiser”, o que na maioria dos lares portugueses é pouco, porque o homem passa a vida a dizer “Lavar a louça?! Deves pensar que é Natal!”
(Desaconselha-se desde já a terem amigos comunistas que tenham nascido a 25 de Abril. Eu tenho um que acha que lhe devo quase 9.500 prendas desde 1980).

Ainda há gente que diz “Pois, mas Jesus Cristo não é celebrado só no Natal, ainda tem a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa”. Pois.
E o 25 de Abril tem os três dias da Festa do Avante.


Mesmo 32 anos depois, em que evoluímos da "Geração dos cravos" para a "Geração dos kravas", todos reconhecem os motivos porque se deseja que seja 25 de Abril sempre:
1. Porque amanhã é dia de trabalho;
2. Porque só tenho férias em Agosto e no Natal e um diazinho a meio cai como ginjas;
3. Porque se vêem deputados na Assembleia;
4. Porque é o dia em que todo o país fala da liberdade e democracia em Portugal, excepto o Telmo Correia que fala do Irão;
5. Porque é das poucas épocas festivas em que não vemos cenários como Alberto João Jardim vestido de baiana, Alberto João Jardim de cuecas, ou ainda mais ridículo e deprimente, Alberto João Jardim a falar.

Dessa importância, niguém tem dúvidas, e é por isso que me associo a esta ideia:
"25 de abril sempre(*)! Mesmo nos anos bissextos!"


(*) Excepto no Natal, que eu gosto das prendas.
E na Páscoa, e na Páscoa...
E no Carnaval, eu gosto do Carnaval.
E na época balnear, que as miúdas de bikini, ui, ui...
E no Ano Novo.
E na apanha do tomate.
E no meu dia de anos.


CGA

INTERNACIONAL - TVI estreia "Big Brother Teerão"

Israel enviou um satélite-espião para controlar o Irão. José Eduardo Moniz(JEM) e Francisco Penim já enviaram propostas para Telavive, mas será a TVI a ficar com a transmissão do programa em Portugal, como nos confidenciou JEM:
“O programa será intitulado ‘Big Brother Teerão’ e será transmitido em toda a Europa. O formato será semelhante aos outros reality-shows: o público nomeará dois dirigentes iranianos à quarta-feira, e o mais votado no domingo é fuzilado pelas tropas norte-americanas.
Vai ser a nova bomba da televisão portuguesa.”

Segundo informações de Teerão, o presidente do Irão está a par do novo programa e já começou a treinar tiques histéricos homossexuais, como forma de cativar o público e aguentar até à final. Segundo informações fidedignas, Mahmoud Ahmadinejad já encomendou dúzias de écharpes Chanel e vai entrar no programa sob o pseudónimo “Mahluque Aimãezinhéjá”.


CGA

25 abril 2006

NACIONAL - Comissão Europeia multará Portugal se Isabel Figueiras amamentar

"Se Isabel Figueiras decidir amamentar, e tendo em conta os seus depósitos, é certo que a Comissão Europeia multará Portugal por exceder a quota de produção de leite permitida por lei.", confidenciou-nos um alto responsável da CE.

Recorde-se que, após Isabel Figueiras anunciar que iria amamentar, o Dependente lançou uma sondagem a 5.000.000 de homens portugueses, sobre o que achavam da decisão da apresentadora:
1% dos inquiridos responderam "Discordo, é uma tristeza estragar aqueles peitos";
2% disseram "Concordo, a saúde do bebé está em primeiro lugar";
97% responderam "Primeiros!!!"


CGA

POLITICA - Madeira não festeja 25 de Abril porque,... é pá, não dá.

Face à indignação generalizada sobre o não festejo do 25 de Abril na Madeira, Alberto João Jardim realizou uma conferência de imprensa onde justificou os motivos da decisão:
"A Madeira não festeja o 25 de Abril porque, é pá, desde aquela festa da Páscoa que a Igreja proibiu os madeirenses de festejarem o que quer que seja até ao Natal. Ainda no domingo um pároco bateu palmas ao golo do Nacional e foi excomungado pela Igreja e açoitado à bruta com um marcador de ovelhas nas nalgas.
Além disso já gastámos o fogo-de-artifício todo no Ano Novo, e os cravos estão pela hora da morte.
E sobretudo, o 25 de Abril só serve para esses deputadozecos do Continente virem falar de liberdade e moral e respeito, coisas que nem conhecem. A Madeira é uma verdadeira descendente de Abril e não admito que nenhum porco badameco peneirento de merda me venha dizer o que é respeito pelo próximo e liberdade. Palavra que mando prendê-lo. "


CGA

Etiquetas:

VISTA DO ENTRONCAMENTO by Nuno Albuquerque

Pois é. Hoje é dia de comemorarmos o fim do fascismo. Que aconteceu faz hoje 32 anos. Ou será que aconteceu?

Se bem me lembro, e eu só tenho 26 anos, não vi propriamente o fascismo original, só assisti às cópias, lembro-me de ver um rapazito que levou com um balázio nas costas quando se manifestava contra as portagens na ponte 25 de Abril.
Um acto de censura, sem dúvida, em que os fascistas agiram para o calar…

Lembro-me ainda de polícias a levarem banhos de água à pressão, e não, não era talassoterapia… Isto quando se manifestavam por melhores condições de trabalho. Houve gente que se magoou à séria.
Mas mais uma vez, os fascistas calaram essas pessoas.

Lembro-me também de ver pessoas já de uma certa idade, a tentarem proteger a fábrica onde trabalhavam, de um patrão malvado que lhes roubou ordenados, e roubou também as máquinas para ainda ganhar algum dinheiro, em vez de estas ficarem para os trabalhadores, que podiam assim ter algum retorno do dinheiro que lhes foi tirado.
Mas a polícia desancou estes delinquentes de 50 a 60 anos, mostrou-lhes que com a polícia o crime não compensa, não vale a pena andarem aí a colocarem tag’s nas paredes nem a fazer skate, isto porque a polícia vai sempre castigá-los.
Mais uma vez os fascistas calaram a multidão.

E agora neste fim-de-semana mais um acto de censura. Expulsaram o Sá Pinto… Esse antifascista do futebol. Esse homem grande da bola, que se atreveu a fazer o que 11 milhões de portugueses desejavam, mas não tiveram coragem.
No entanto mete-me pena a saída tão inglória do Sá Pinto do futebol. Ele podia ter saído em grande, quando espetou duas enormes arrochadas no Artur Jorge, mas não… manteve-se a jogar à bola e foi campeão mais duas vezes no Sporting. (ah espera lá, antes destas duas vezes ele ainda não tinha sido campeão no Sporting) (epá espera lá, nem ele nem ninguém…).
Primeiro foi campeão, com uma equipa de m****, mas com um treinador que os soube conduzir. Depois voltaram a ser campeões, com um treinador de m****, e com uma m**** na equipa, que marcava um golo por jogo, sem saber ler nem escrever.
Neste fim-de-semana, esteve perto de s sagrar campeão de lutas de relvado, quando ameaçou partir os dentes ao fiscal de linha… MAS ficou-se por aí, pelo ameaço. Infelizmente, e concordando com o colega dele, o Nélson, o Sá pinto merecia uma despedida digna, deviam tê-lo deixado dar as arrochadas no fiscal de linha, que saída mais digna poderia o Sá querer…. Era em GRANDE.

E agora não vamos falar das arbitragens, vamos antes dizer que o João Pinto também já se podia reformar, isto porque parece-me que os seus louvores estão bem entregues. Há já nesta liga betandwin um rol de sucessores digno de nota. Neste fim-de-semana, parece que um tal de Adriano, dos campeões, se atirou para o chão, qual gazela em safari africano, depois de levar um tiro do Mário Soares quando não foi buscar diamantes. Isto de cair é muito complicado, ora vejamos, o João Pinto já por causa dessas coisas, e porque está a ficar velho, arranjou umas almofadas maiores agora, para se atirar para o chão, isto porque a idade já não lhe permitia cair assim desamparado.

Por falar nisso, a única alegria que me dá ver o sorteio do Euromilhões é só mesmo pelos decotes da Marisa, isto porque nunca me sai nada.

Mas pronto, isto agora o jogo é mais diversificado, a betandwin agora já vai lançar apostas diferentes, do género, a que minuto vai o àrbitro apitar um penalti a favor do porto? Outra, irá o árbitro apitar um penalti contra o porto? Esta no entanto tem um retorno fantástico de 100 para 1. Qual é o minuto a que o Sá pinto vai ser expulso? Qual é o minuto a que o João pinto se atira para o chão? O filho da Marisa cruz vai ser preto?
Entre outras perguntas fantásticas.

Por falar em jogo, abriu um novo casino em Lisboa. E eu penso que os lisboetas estão muito contentes, afinal de contas pelo menos mais de 70% já lá foram e mais de 90% já sentiram pelo menos a sua nova influência, em termos de riqueza para a cidade…. Muito obrigado, políticos deste país….
Ide-vos f@d&r...


NA

23 abril 2006

EDITORIAL

O semanário pode ter tantos leitores como a Assembleia da República, mas sinto cá no fundo que isto é um serviço público. A sério. Sentimo-nos uns verdadeiros funcionários públicos.
Acho que é por isso que cada vez escrevemos menos, com menor qualidade e a más horas.
E muita sorte têm vocês de não escrevermos em triplicado.
E fecharmos o blog às 15h.
E mandarmo-vos para o blog ao lado.
E dizer "Ah isso do blog é com o meu colega Alfredo que está de licença de maternidade e volta daqui a 4 meses."

Moral da história: "Se acha que este blog é a maior bandalheira que já viu, lembre-se: há sempre uma repartição das finanças perto de si."


CGA

POLITICA - "Homens-bomba arruinam a Segurança Social"

Após o anúncio de Ahmadinejad de que o Irão teria 40 mil bombistas suicidas em treino agitou a Comunidade Internacional. Muitos já consideram que formar homens suicidas é a maior catástofe da história desde "O Circo das Celebridades".
Confrontado sobre se esta é a guerra do futuro, José Sócrates foi taxativo:
"Não sei se o é, mas Portugal não entrará nela. Formar homens-bomba é ruinoso para qualquer nação: paga-se a formação, investe-se dinheiro, o funcionário faz um Acto Isolado, e ficamos anos e anos a pagar pensões às esposas e aos filhos. O Ministério das Finanças tem um estudo que diz que, se Portugal formasse hoje 40 mil homens-bomba, a Segurança Social falia em 2010."
Fátima Campos Ferreira não ouviu as declarações de Sócrates, mas sabe que se continham a expressão "Segurança Social", pelo que já prometeu fazer quatro Prós-e-Contras dedicados ao tema.

CGA

Etiquetas:

QUESTIONÁRIO DE RUA

Portugal teve 38% no exame à capacidade de resposta a uma pandemia de gripe das aves. Como vê esta situação?

Zacarias Fernandes, aluno do ensino secundário
- É bem feito, é para a minha mãe aprender. Tou-lhe farto de dizer: "Até Portugal chumba, porque é que só implicas comigo?"

Freitas do Amaral, MNE
- É uma situação gravíssima. Aliás, como em qualquer situação limite, só vejo uma solução razoável: organizar um campeonato de futebol entre homens e aves.
Já encetei contactos e posso dizer que na equipa dos homens já temos nomes como Simão, Figo e Ronaldo, e na equipa das aves Moretto e Vitor Baía.


CGA